segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Grupo do NEEJA-Admar Bretas Rodrigues

1 INTRODUÇÃO

O Governo Federal, através do Ministério da Educação, desenvolve diferentes programas, projetos e ações educacionais, contribuindo assim para uma melhora nas Políticas Públicas, as quais evoluíram positivamente nos últimos anos.

O Governo Federal, também tem feito através do Ministério da Educação uma campanha defendendo o aumento de gastos com o setor educacional em todo o Brasil, para que este chegue a 6% do PIB ao ano; consideramos este fato positivo.

O papel do FNDE ,em relação a Educação, é levar recursos financeiros para dentro da Escola , também propiciar formação cidadã à Comunidade Escolar, entre outros.

Em nosso Município a atuação do FNDE , é muito boa. Escolhemos o Programa PLND, para fazermos nossas considerações.


2 ANÁLISE DE DADOS

Analisando o PNDL,vimos que Governo Federal cumpre seu papel, distribui gratuitamente obras didáticas para todos os alunos da rede pública de Ensino Fundamental. A partir de 2003, distribui também às Escolas de Educação Especial Públicas e Privadas, definidas pelo Censo Escolar, como filantrópicas e comunitárias.

O PNLD passou a atender, a partir de 2001 alunos portadores de deficiência visual que cursam Ensino Fundamental em Escolas Públicas Regulares e Escolas Especializadas sem fins lucrativos.

No âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, regulamentado em 2007, a título de doação são distribuídas obras didáticas às entidades parceiras, e a partir de 2008, por meio deste novo Programa os alunos da EJA, de todas a Unidades Federativas terão acesso a livros didáticos específicos.

O nosso Município é atendido pelo PNLD, conforme descrevemos acima, as famílias beneficiadas com este Programa, consideram-no excelente.




3 PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Acreditamos que este Programa é muito bom, mas segundo nossa pesquisa constamos que existem falhas.
No que se refere a quantidade, talvez pensar uma maneira de ter a base de cálculo feita após as matrículas do ano letivo em questão para que não falte e nem sobre exemplares de livros didáticos em turmas e escolas específicas .

Conforme constatamos com alguns professores em algumas escolas de nosso município, há um certo descontentamento no que se refere as editoras pois alguns não condizem com os conteúdos programáticos.

No que se refere a escolha do livro didático pelo professor acreditamos que deveria haver uma análise mais detalhada, para que na hora de sua utilização os mesmos não fiquem nas prateleiras.



4 CONCLUSÃO

Concluímos assim que a proposta do programa é ótima, mas o retorno dado pelas Secretarias Estadual e Municipal e pelas escolas e professores deixa a desejar, no que se refere aos itens citados acima, mas isto é só uma questão de ajuste.

Alunas: Julce Teresinha Faé e Marília Marodim Lima

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