sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Grupo do CE Dona Isabel

A excelência no controle social
Módulo PDDE


1. Sujeitos
No tocante ao exercício pleno do controle social, é nosso dever como cidadãos, imbuir todos à nossa volta na busca da excelência na aplicação dos recursos públicos. Todos os integrantes da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários, direção) e de órgãos ligados à escola estarão convidados a participar dessa “aventura” em prol da sociedade como um todo.

2. Problemas
Acredito que ainda não estamos aptos ao exercício pleno de nossos direitos e deveres, pois ainda acreditamos que os problemas estão na mão dos eleitos pelo povo. Muitas vezes, cremos que nosso compromisso (dever) como democracia é somente o exercício do voto, mas a parte mais importante é justamente a fiscalização e participação efetivas. Assim, penso que um problema grave a ser analisado e posteriormente solucionado, é a falta de participação de todos.

3. Objetivo
3.1. Objetivo geral: Instaurar na comunidade escolar a importância da participação nas decisões que envolvem a escola, a fim de promover um envolvimento de todos, em prol de atingirmos objetivos comuns.
3.2. Objetivos específicos: divulgar, junto à comunidade, a importância de participar; questionar sobre quais metas se quer atingir enquanto comunidade escolar; elaborar informativos sobre controle social, democracia, gestão democrática, para que se possa informar/formar sobre cidadania.

4. Estratégias
Convocar reuniões com o Conselho Escolar, Círculo de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil e interessados para que se comece a criar uma cultura de participação, de debates, de estudos, para fortalecer a vontade participativa.

Aluna: Luciane Dutra Ribeiro

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