sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Grupo do NEEJA-Admar Bretas Rodrigues

CURSO : FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Módulo PDDE
ATIVIDADE FINAL:



GESTÃO PARTICIPATIVA( Comunidade x Escola)


1 GESTÃO PARTICIPATIVA – COMUNIDADE FISCALIZADORA


Observamos que em diversas instituições de nosso município a comunidade não tem uma Participação efetiva no que diz respeito ao emprego correto do PDDE – ( Programa Dinheiro Direto na Escola ), talvez por não estar devidamente informada sobre a utilização e correta e a importância deste programa.

Procuramos assim, por meio deste projeto, colaborar efetivamente para o maior esclarecimento e participação desta comunidade, não só na fiscalização mas no entendimento e na colaboração da aplicação do PDDE. E, também para que ela fique atenta a todos os demais projetos relevantes de sua comunidade.

Com o tema proposto, pretendemos ressaltar a importância da participação da comunidade na gestão dos recursos públicos.







2. JUSTIFICATIVA

Pretendemos com este trabalho contribuir para a conscientização da comunidade como um todo, sobre a importância do seu papel na gestão dos recursos públicos, não só no que diz respeito à fiscalização mas principalmente no seu papel colaborador, por acreditarmos que a comunidade deve estar atenta aos valores que se constroem na sociedade, seu papel nas mudanças de atitudes das pessoas.

Para isso é necessário unir diferentes áreas e torno do tema, prioridades, acreditando que somente com ações concretas e solidárias, haverá benefícios em prol de toda a comunidade.

De acordo com o Módulo PDDE/Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação, Secretaria de Educação a Distância (2006 p.32 )

Apesar de a adesão ao PDDE ser realizada pelas prefeituras municipais e secretarias de educação dos estados ou do Distrito Federal, a comunidade escolar tem de ficar atenta, pois muitas escolas ficam fora do programa porque alguns desses órgãos públicos não promovem a atualização dos dados cadastrais e não enviam os documentos e informações necessárias ao PDDE.









3 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

3.1 OBJETIVOS GERAIS

Buscar através da ação educativa a conscientização do indivíduo tornando-o atuante, agente fiscalizador e modificador do meio em que vive, visando a sua melhora e a melhora da sua comunidade .



3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) identificar as prioridades de sua comunidade
b) participar de debates acerca dos problemas de sua comunidade buscando soluções para os mesmos.
c) Integrar-se à instituições ou conselhos, sejam escolares ou outros, para que assim possam crescer juntos com participação e colaboração no intuito de melhorar toda a sua comunidade.







3 METODOLOGIA

Desenvolver este projeto na Associação Comunitária, em horário acessível a comunidade local para que um número maior de pessoas possam participar, este projeto deverá ser desenvolvido através da exposição e debates áudio visuais e também com palestras referentes ao tema Gestão dos Recursos Públicos ressaltando a importância da participação efetiva da comunidade .

3.1 CONTEXTO E SUJEITOS ENVOLVIDOS

Trabalhar com a comunidade do bairro em questão, solicitar a participação de algum Representante do Ministério Público, do Diretor da Associação do Bairro e seus Conselheiros, a Diretora, Vice-Diretora e a pessoa responsável pelo financeiro da escola, juntamente com o Conselho Escolar, pais, alunos, e comunidade em geral.

3.2 ATIVIDADES PROPOSTAS

a) Apresentação do tema à Comunidade;
b) Exposição, através de DVD, do tema gestão pública e a importância da participação da comunidade local;
c) Palestra do Representante do Ministério Público;
d) Debate com a comunidade sobre o tema : atuar e fiscalizar;
e) Confraternização.




3.3 AVALIAÇÃO



Será satisfatório para nós que os participantes possam, através das atividades propostas no item 4.2, conscientizarem-se da importância de sua participação nos conselhos escolares e comunitários e ter voz e vez, no que se refere ao uso dos Recursos Públicos .Que ao término deste projeto, tenham adquirido conhecimentos, e este leve a uma mudança em seu comportamento para que venham atuar como cidadãos com direitos e deveres perante sua comunidade.


Alunas: Julce Teresinha Faé, Marília Marodim Lima

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