quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Grupo 3 do CE Bom Retiro

Indisciplina Escolar

Conceitos sobre indisciplina escolar, e porque não dizer de crianças e adolescentes, vem ocupando cada vez mais espaço nas discussões entre professores, pais e até com alunos.
Várias definições tem sido colocadas,mas até que ponto estas colocações são pertinentes? Elas são unilaterais ou imparciais?
Quando pensamos na velocidade com que a escola mudou acompanhando a evolução voraz dos tempos, não nos cabe a idéia de que todos os valores mudaram na mesma velocidade, inclusive a noção de que indisciplina,como sendo uma ruptura de regras pré- estabelecidas, incorporando-se ao dia-a-dia escolar.
Alguns estudiosos defendem a idéia de que estas regras e normas deveriam ser discutidas com os alunos e assim, poderia haver uma diminuição nesta quebra de regras. Mas essa discussão entre as diferentes faces da indisciplina é mais complexa e envolve todo o corpo docente da escola, bem como toda a comunidade escolar, tornando-se uma equação difícil de resolver.
No contexto escolar, poderíamos citar vários fatores que relacionam-se às expressões de indisciplina tais como o desempenho do aluno, o seu convívio social, familiar e escolar e, acreditamos que, principalmente a conduta no ambiente escolar, acabam denunciando que algo não vai bem com o educando.
Não existe melhor termômetro que o professor para diagnosticar as manifestações de comportamento alterado e suas possíveis causas, mesmo ele sabendo que isso não é um processo estático e não existe uma solução definitiva, cada caso é um caso e deve ser analisado separadamente na medida do possível. Generalizações devem ser feitas com cautela.
Sabendo que o aluno é um ser em transformação, o professor deve reunir condições para avaliar o contexto que envolve o jovem, sua condição sócio-econômica, seu ambiente familiar,o convívio social e o grupo de amigos.Mas, acreditamos que na grande maioria das vezes, a raiz do problema está no seio familiar. Famílias desestruturadas, excessivamente autoritárias ou que dão muita liberdade, dão motivos para que o jovem extravase sua indignação de formas nem sempre recomendadas, no contexto escolar.

Cabe ressaltar que professores mal preparados ou sem suporte adequado,ou descontentes com sua profissão, fazem com que o aluno perceba e se manifeste, quase sempre fora dos limites ditos normais.


Possíveis soluções

Considerando que a escola tem papel fundamental na pluriformação do indivíduo, ela não pode omitir sua responsabilidade e deve rever conceitos e valores e discutir a questão de normas disciplinares, quem sabe até estendendo um pouco esse assunto aos alunos, para que os mesmos sintam-se responsáveis pela construção do próprio futuro.
Ainda, há que a família assumir o seu papel principal e não mais de coadjuvantes, no processo de formação de seus filhos, visto que, famílias desestruturadas geram indivíduos desestruturados.
Sendo assim, nada mais correto que família e escola andarem de mãos dadas, com a certeza de que assim conseguirão reverter as bases de uma sociedade estremecida e decadente, mas que pede socorro e, todos temos a obrigação de ouvir este clamor, e dessa forma preparar caminhos pelos quais somente os filhos alunos poderão trilhar por si sós.

Aluna: Claidir Lúcia Gazzoni Faccin

Um comentário:

udolforaczka disse...

Borgata Hotel Casino & Spa - MapYRO
Borgata Hotel Casino & Spa 대전광역 출장안마 is a casino in Atlantic City, New Jersey, United States 천안 출장안마 and is open daily 24 hours. The casino is part of The Borgata 사천 출장마사지 Hotel 남양주 출장마사지 Casino & Spa  서산 출장마사지 Rating: 2.6 · ‎14 votes