quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Grupo da EEEM Imaculada Conceição

A MERENDA ESCOLAR PARA OS ALUNOS DO NOTURNO

A Escola Estadual de Ensino Médio Imaculada Conceição está situada na zona periférica urbana do município de Bento Gonçalves. Atende uma clientela de baixo poder aquisitivo, onde os pais trabalham como operários de chão de fábrica de móveis, de vinícolas, na construção civil e como diaristas. Os pais saem para o trabalho e muitos retornam somente à noite, ficando as crianças responsáveis por sua própria alimentação, o cuidado da casa e dos irmãos.
Para muitos alunos a merenda escolar é a única refeição saudável do dia.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar é excelente, atende as necessidades nutricionais dos alunos, contribui para o seu crescimento, desenvolvimento e rendimento escolar, contribuindo também para hábitos alimentares saudáveis.
A escola tem conforme o Censo escolar 2008, 1006 alunos, sendo que 80% dos alunos do Ensino Fundamental diurno fazem à refeição na escola.
Um dos problemas deste Programa é que os alunos do noturno não são beneficiados por esta política, onde 70% destes vêm direto do trabalho para a escola sem janta. Nada justifica que os alunos do noturno não sejam beneficiados com um reforço alimentar uma vez que a maioria é integrante de famílias de poucos recursos financeiros.
- Como pode um aluno cansado da labuta diária e de “barriga vazia” aprender? Este indicador está contribuindo para a evasão escolar do ensino noturno.
A escola tem buscado parcerias junto às empresas de alimentação (padarias, panificadoras, mercados...) sempre que possível para oferecer quinzenalmente lanche aos alunos do noturno. Percebe-se que a noite que é oferecida o lanche, a freqüência dos alunos é maior.
Concluímos que, de acordo com nossa realidade escolar todos os alunos deveriam ser beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, através de sua implementação, assim o governo estará alavancando a melhoria das condições de vida da população.

Integrantes do Grupo – Módulo de Competências Básicas: Alexandre, Andréa, Diane, Ieda, Iracema, Marilene, Marlei, Noeli, Rose Mary, Vanessa.

Nenhum comentário: