quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Grupo 3 do CE Bom Retiro

Indisciplina Escolar

Conceitos sobre indisciplina escolar, e porque não dizer de crianças e adolescentes, vem ocupando cada vez mais espaço nas discussões entre professores, pais e até com alunos.
Várias definições tem sido colocadas,mas até que ponto estas colocações são pertinentes? Elas são unilaterais ou imparciais?
Quando pensamos na velocidade com que a escola mudou acompanhando a evolução voraz dos tempos, não nos cabe a idéia de que todos os valores mudaram na mesma velocidade, inclusive a noção de que indisciplina,como sendo uma ruptura de regras pré- estabelecidas, incorporando-se ao dia-a-dia escolar.
Alguns estudiosos defendem a idéia de que estas regras e normas deveriam ser discutidas com os alunos e assim, poderia haver uma diminuição nesta quebra de regras. Mas essa discussão entre as diferentes faces da indisciplina é mais complexa e envolve todo o corpo docente da escola, bem como toda a comunidade escolar, tornando-se uma equação difícil de resolver.
No contexto escolar, poderíamos citar vários fatores que relacionam-se às expressões de indisciplina tais como o desempenho do aluno, o seu convívio social, familiar e escolar e, acreditamos que, principalmente a conduta no ambiente escolar, acabam denunciando que algo não vai bem com o educando.
Não existe melhor termômetro que o professor para diagnosticar as manifestações de comportamento alterado e suas possíveis causas, mesmo ele sabendo que isso não é um processo estático e não existe uma solução definitiva, cada caso é um caso e deve ser analisado separadamente na medida do possível. Generalizações devem ser feitas com cautela.
Sabendo que o aluno é um ser em transformação, o professor deve reunir condições para avaliar o contexto que envolve o jovem, sua condição sócio-econômica, seu ambiente familiar,o convívio social e o grupo de amigos.Mas, acreditamos que na grande maioria das vezes, a raiz do problema está no seio familiar. Famílias desestruturadas, excessivamente autoritárias ou que dão muita liberdade, dão motivos para que o jovem extravase sua indignação de formas nem sempre recomendadas, no contexto escolar.

Cabe ressaltar que professores mal preparados ou sem suporte adequado,ou descontentes com sua profissão, fazem com que o aluno perceba e se manifeste, quase sempre fora dos limites ditos normais.


Possíveis soluções

Considerando que a escola tem papel fundamental na pluriformação do indivíduo, ela não pode omitir sua responsabilidade e deve rever conceitos e valores e discutir a questão de normas disciplinares, quem sabe até estendendo um pouco esse assunto aos alunos, para que os mesmos sintam-se responsáveis pela construção do próprio futuro.
Ainda, há que a família assumir o seu papel principal e não mais de coadjuvantes, no processo de formação de seus filhos, visto que, famílias desestruturadas geram indivíduos desestruturados.
Sendo assim, nada mais correto que família e escola andarem de mãos dadas, com a certeza de que assim conseguirão reverter as bases de uma sociedade estremecida e decadente, mas que pede socorro e, todos temos a obrigação de ouvir este clamor, e dessa forma preparar caminhos pelos quais somente os filhos alunos poderão trilhar por si sós.

Aluna: Claidir Lúcia Gazzoni Faccin

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Grupo 2 do CE Bom Retiro

ABANDONO ENSINO MÉDIO NOTURNO

É comum a idéia de que é da Escola a função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos. Todos esperam que a Escola faça a diferença na vida de seus alunos. Ou seja, queremos que o educando saia da Escola diferente de como nela entrou: que saiba mais sobre si e o mundo; que pense a respeito da realidade que o cerca; que consiga discernir, no ambiente em que vive, o justo do inaceitável, agindo de forma coerente e conseqüente. É também e principalmente pela Escola que ocorre o desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral do alunado.
Em nosso Colégio estamos enfrentando um problema que vem se agravando nos últimos anos: O ABANDONO ESCOLAR DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO NOTURNO.
Ao analisarmos a situação, percebemos que ainda adotamos posturas tradicionais caminhando a passos lentos para posturas mais atuais. Notamos que muitos professores continuam sendo transmissores de conhecimentos, com alguns já adotando a postura de “mediadores” entre os alunos e o conhecimento a ser adquirido. Acreditamos nesta mudança.
Também pudemos sentir o desânimo de boa parte dos professores, que vêem-se obrigados a cumprir uma carga horária extensa, dividindo-se entre diversas escolas e consequentemente não consegue planejar boas aulas e atender as necessidades de cada uma, além do número elevado de alunos por sala e o salário baixo que não permite a busca de uma formação continuada que atenda as necessidades atuais. Apesar dos esforços não conseguem tornar a aprendizagem significativa para o aluno e nem conseguem articular os vários conceitos da disciplina com os conhecimentos prévios dos alunos (não foram “preparados” para trabalhar desta forma).
Como trabalhamos diariamente com esta clientela ( noturno ), notamos a falta de comprometimento e responsabilidade com os estudos; querem receber tudo pronto do professor; não querem ler; não querem buscar “o novo”, sentem-se cansados; não colaboram em aula; negam-se a realizar as atividades propostas... e as famílias cada vez mais afastadas esperando que a Escola faça tudo. Dificilmente a procuram para saber o andamento da situação e quando procurados dizem não saber o que fazer porque os filhos não os ouvem...
Detectamos um esforço grande da Equipe Gestora em auxiliar/orientar professores, alunos e comunidade buscando um compromisso de todos para que a escola funcione como uma orquestra em noite de estréia: todos trabalhando juntos para que o resultado seja harmônico. Os gestores se envolvem diretamente com os problemas, há um compromisso sério com a aprendizagem destes, orientam com freqüência os professores, oferecem condições (dentro do possível) adequadas para o trabalho diário, estimulam o uso de equipamentos e materiais de ensino-aprendizagem diversificados, com ambiente propício para tal e acompanhamento contínuo do mesmo.

Pelo que estamos acompanhando, percebemos que estão ocorrendo investimentos do governo no campo educacional: Dinheiro Direto na Escola, PROUNI, Livro Didático, Formação Continuada, Educação à Distância.

São políticas públicas que estão chegando até nós de forma lenta e gradual. É fundamental que o FNDE fiscalize e monitore. Por exemplo: alguns dos nossos alunos do Ens. Fundamental ainda estão sem Livro Didático de uma disciplina e o problema do remanejamento a não foi resolvido ( outubro). Ainda aguardamos pela Inclusão Digital.

A Constituição Federal e a LDBN deixam claro o papel e a importância do município na gestão da política educacional, bem como a união de todos na busca por uma educação de qualidade e não excludente. Em nosso município vem crescendo a consciência de que a educação é um direito de todos; um instrumento fundamental para a construção da democracia e afirmação da cidadania. Ainda é pequeno o número de seminários, encontros, prêmios, divulgação de experiências exitosas e parcerias em torno da educação.
Consideramos problemática a precária participação da sociedade no acompanhamento e no controle dos gastos públicos com a educação. Temos muito que caminhar na busca de uma educação de qualidade; faz-se necessária muita vontade política e recursos orçamentários.


POSSÍVEIS SOLUÇÕES


· Comunidade gerir/administrar a escola com recursos da própria comunidade (pais gerindo com dinheiro dos impostos arrecadados nela);
· Empresas exigirem mensalmente atestado de freqüência e rendimento;
· Monitorar também o rendimento do aluno que recebe o BOLSA FAMÍLIA;
· Formação para o professor e recursos físicos e humanos para aulas menos teóricas;
· Também é preciso atacar em duas frentes: uma de ação imediata que busca resgatar o aluno "evadido", e outra de reestruturação interna que implica na discussão e avaliação das diversas questões enumeradas acima;
· Além disso, em parceria com o poder judiciário, é importante realizar campanha de esclarecimento, mostrando que o estudo formal é um direito do jovem e que, o responsável pode, inclusive responder "processos por abandono intelectual" quando seus filhos, ainda menores de idade, evadem dos bancos escolares. Com os Conselhos Tutelares, é importante realizar projetos de complementação de renda e acompanhamento psicológico;
· Fazer da relação aluno-escola uma relação de amizade e não de obrigação; criar nas famílias o senso de responsabilidade em relação à educação de jovens; formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades;
· Oferta de merenda escolar pode ser um atrativo a mais para os alunos que tem uma jornada de oito horas diárias de trabalho e que vão direto para a escola, sem alimentar-se.

CONCLUSÃO

A maioria dos alunos do turno da noite trabalham durante o dia e quando chegam à noite para um turno de aulas já estão cansados. Às vezes também encontram um professor que teve uma longa rotina de trabalho e que não consegue desempenhar um trabalho capaz de manter o aluno na sala de aula.
Sem contar com os alunos que realizam as matrículas no inicio do ano, apenas para obter o atestado escolar que dá direito a carteira de estudante pagando apenas metade do valor da passagem de ônibus.
Porém fica claro que, apesar de todos os problemas, entende-se que é a figura do professor o grande diferencial para o aluno permanecer na escola e aprender.






EVASÃO ESCOLAR – Depoimentos de Professores, Alunos e Pais

1. No seu ponto de vista a evasão escolar do Ensino Médio, no noturno, principalmente na 1ª Série ocorre por quais motivos?

- Os alunos não levam a sério o estudo;
- Os alunos não tem vontade de estudar;
- Alunos que não estão acostumados a trabalhar de dia e estudar à noite;
- Horário escolar noturno muito cansativo;
- Falta de motivação;
- Falta de interesse;
- Falta de perspectiva de vida;
- Imaturidade;
- Desmotivação, cansaço, aulas monótonas;
- Alunos despreparados para assumir o Ensino Médio;
- Notas baixas desestimulam os alunos;
- Trabalho integral durante o dia;
- Falta de comprometimento do aluno com o estudo
- Atraso escolar freqüente por causa do trabalho;
- Professores que não se empenham em ajudar o aluno;
- Jornada de trabalho de 8 horas diárias, fazendo com que o aluno cansado desista de freqüentar mais 4 horas de sala de aula.

2. A responsabilidade da evasão escolar é de quem?

- É do próprio aluno que não tem objetivos claros e não se importa com o seu futuro.
- Dos alunos que estão desmotivados;
- Da família dos alunos que não apóiam e incentivam os filhos nos estudos;
- Dos responsáveis e do aluno;
- Da família e da estrutura escolar;
- Dos alunos que se acomodam;
- Dos professores que não incentivam os alunos a persistir e não desistir;
- Do educador (que não motiva o aluno) e do educando (que tem pouca vontade de estudar);
- Do aluno que não se esforça;
- Ambas as partes. O aluno desiste facilmente e o sistema que não oferece um ensino mais dinâmico onde o aluno sinta-se motivado a concluir o ensino.

3. Que soluções você aponta para este problema?

- Mudança no foco da educação e respeitar o papel do professor;
- Aulas mais criativas;
- Redução do horário escolar noturno;
- Motivação por parte da família e da escola;
- Mais imposição, interesse e acompanhamento por parte da família;
- Construção do currículo voltado à realidade do aluno;
- O professor deve trabalhar diferenciadamente com os alunos do noturno;
- O professor deve recuperar o conteúdo com o aluno, quando este está com dificuldade;
- O ensino noturno deve ser reavaliado, a carga horária não pode ser a mesma que a do diurno que não trabalha e o conteúdo também deve ser diferenciado, com conteúdos mais específicos.


Alunos: Aidir Munari, Analice Civardi Munari, Leida Ferrari Meneguzzi, Nedir Salini Dal Molin, Sônia Maria Foresti Di Mauro

Grupo do CE Dona Isabel

Problema educacional na comunidade: falta de livros paradidáticos e datashow.
Contextualização: A Escola onde trabalho necessita, para a melhoria da prática pedagógica, e que indica modernidade, atualização, a aquisição de materiais novos, como livros paradidáticos e datashow, até mesmo para os momentos de formação do grupo de professores, assim, conseqüentemente, melhor atuação em sala de aula.

Sugestão para resolução do problema: Após o estudo do módulo “Competências básicas”, penso que seria possível, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), solicitar verba destinada a esse fim, assim como outros recursos tão bem explicitados nesse estudo.



Colégio Estadual Dona Isabel

Em 08 de novembro de 1968 foi criado o Ginásio Estadual Dona Isabel, fruto do anseio da comunidade dos bairros Maria Goretti e São Roque. Até 07 de outubro de 1982 funcionou no Grupo Estadual Maria Goretti e, na Escola Agratécnica Federal Juscelino Kubistchek, passando, a partir desta data, em prédio próprio no bairro Universitário. Atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Educação de Jovens e Adultos.
Com 39 anos de caminhada, este colégio tem procurado exercer o papel fundamental da educação no desenvolvimento de seus educandos, através de uma prática pedagógica voltada para a formação de cidadãos conscientes e participativos. O colégio conta hoje com 1.100 alunos que são atendidos por um grupo de 74 professores e 15 funcionários.
Contando também com Círculo de Pais e Mestre, Conselho Escolar e Grêmio Estudantil.
Norteando todo o trabalho realizado pelo Colégio Estadual Dona Isabel está a filosofia de contribuir com o processo de formação do homem, dentro de uma visão científica, humanística e interpessoal.

Aluna: Luciane Dutra Ribeiro

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Grupo 1 do CE Bom Retiro

Entre as metas do atual governo, está a implantação de uma política educacional que insere a educação gaúcha no debate público, a alfabetização das crianças dos seis aos sete anos no ensino fundamental, o Ministério da Educação por intermédio do FNDE, dá assistência financeira a projetos educacionais com objetivo de melhorar a qualidade de ensino brasileiro.
O programa nacional de alimentação escolar implantado em 1955 garante por meio de transferência de recursos financeiros a alimentação escolar dos alunos. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante a sua permanência em sala de aula. Atualmente o valor repassado pela união é de R$0,22 por aluno diário e 0,44 para aluno indígena. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios. O programa é mais conhecido como merenda escolar, é gerenciado pelo FNDE e visa à transferência em caráter suplementar.
Reconhecimento que a alimentação saudável deve ser atendida como direito humano, compreendendo um padrão alimentar adequado respeitando o cardápio e hábitos alimentares de cada localidade e a preferência por produtos básicos.


Pensar a educação como um processo de construção, de um projeto de educação universal, desenvolver a articulação política de organização e entidades para denúncia e luta por políticas públicas de educação e mobilizar a população em torno de um projeto de desenvolvimento de reflexão pedagógico das experiências educacionais dos diversos movimentos existentes, não pode haver partidarismo na educação.

Grupo: Sônia Canossa Caliari.
Lenira Rodrigues dos Santos

Grupo do IEE Cecília Meireles

EDUCAÇÃO PARA TODOS
É imperioso reconhecer o papel fundamental da escola na construção de cidadãos conscientes, promovendo ações educativas e preventivas no ambiente familiar e comunitário.
Quando o assunto é sobre educação, não se pode olvidar que muitas idéias foram questionadas ao longo dos tempos até se conquistar o momento presente.
Nesse sentido o Curso Formação pela Escola busca contribuir para uma sociedade comprometida com as suas garantias constitucionais.
“Eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com um sentimento ético forte e consciência da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação.” - Herbert de Souza – O Betinho (1994).
A finalidade do Estado é a realização do bem comum, como, por exemplo, a garantia dos “direitos sociais, da educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção `a maternidade e à infância, assistência aos desamparados”,de acordo com a Constituição Federal, art. 6º.
A essência do direito é a sua aplicação prática – dever das autoridades públicas. È necessário concretizar os direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição.
Assim, com o advento da atual Constituição Federal de 1988, surgiu a idéia de um Plano Nacional, com força de lei, capaz de conferir estabilidade às iniciativas governamentais na área de educação, conforme se depreende do artigo 214, que contempla a seguinte obrigatoriedade:
Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do Poder Público que conduzam à:
I - erradicação do analfabetismo;
II - universalização do atendimento escolar;
III - melhoria da qualidade do ensino;
IV - formação para o trabalho;
V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.
Por via de conseqüência, várias outras leis e regulamentos, atos normativos, surgiram para estabelecer normas para uma educação de qualidade, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, CNE - Atos Normativos, PNE - Plano Nacional de Educação, Legislação Educação a Distância, Legislação Educação Especial, Legislação Educação Profissional, Legislação Educação Superior.
A título de exemplo, destaca-se a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que determina que cabe a à União, a elaboração do Plano, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, instituindo, com isto, a Década da Educação.
Ainda em prol de uma educação de qualidade, criou-se, em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o qual mede a qualidade da educação, o Ministério da Educação, traçou metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022, oferecendo apoio técnico e financeiro aos municípios com índices insuficientes de qualidade de ensino. O aporte de recursos se deu a partir da adesão ao Compromisso “Todos pela Educação” e da elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR).
Diante disto, pode-se afirmar que a política do atual governo, em relação à educação, encontra-se engajada nessa luta, ou seja “todos pela educação”, com intuito de melhorar a qualidade da educação deste país, com a formação de indivíduos capazes de assumir uma postura crítica e criativa frente ao mundo.
Imperioso, ainda, ressaltar que o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), autarquia federal, vinculada ao Ministério de Educação, têm como objetivo, também, a educação de qualidade com acesso garantido a todo cidadão. Para tanto implementou vários programas de natureza educacional, entre os quais: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programas do Livro (PLI), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa de Transporte do escolar (PTE), Programa Brasil Alfabetizado (BRALF), Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), etc.
No município de Bento Gonçalves, já foram implementados os seguintes programas do FNDE: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa do Livro, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca da Escola, Programas de Transporte do Escolar.
Por outro lado, constata-se que muitos programas ainda não foram implementados de forma integral e efetiva em todos os municípios. À título de exemplo cita-se o Programa Nacional de Saúde do Escolar, que, embora previsto na Constituição Federal/88, em seu artigo 208, inciso VII, que assim dispõe: Art:. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: VII - atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde, ainda não está implementado.
Conforme pesquisa no site do FNDE, constata-se que alguns Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, foram beneficiários do PNSE, em 2006, tais como: Campo Bom, Capão da Canoa, Carazinho, Cruz Alta, Dois Irmãos, Encruzilhada do Sul, Igrejinha, Lajeado, Santiago, Santo Antonio da Patrulha, Soledade, Taquari.
O município de Bento Gonçalves, ainda não dispõe dos recursos do referido programa, por isso, deveria buscar esse apoio financeiro junto ao FNDE, para então, proporcionar aos alunos do ensino fundamental, consultas otorrinolaringológicas, fonoaudiológica, oftalmológica, aquisição e distribuição de óculos, possibilidade de identificação e correção precoce de problemas visuais e auditivos. Também, importante salientar a necessidade da inclusão, neste programa, da assistência psicológica escolar, uma vez que se constatam vários problemas nesta área.
Após atenta leitura e análise do “Módulo de Competências Básicas” do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, obteve-se conhecimentos e informações, entre outros itens, sobre políticas públicas na área social, sobre as funções dos programas do FNDE e, finalmente, conclui-se que é preciso acreditar em mudanças e que tais mudanças realmente não dependem simplesmente de um governo, de programas ou de algumas pessoas, mas mormente de ações coletivas, com pessoas engajadas para alcançar uma educação de qualidade com ”Todos pela Educação”.
IEE Cecília Meireles nosso grupo: Isaura S. B. Durli, Izaura S. Z. Pasquali, Marilei Anderle, Vanira Mella, Gilvana Giordani, Denize C.M. A. Tosi e RosáliaAldrovandi.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Grupo da EEEM Imaculada Conceição

A MERENDA ESCOLAR PARA OS ALUNOS DO NOTURNO

A Escola Estadual de Ensino Médio Imaculada Conceição está situada na zona periférica urbana do município de Bento Gonçalves. Atende uma clientela de baixo poder aquisitivo, onde os pais trabalham como operários de chão de fábrica de móveis, de vinícolas, na construção civil e como diaristas. Os pais saem para o trabalho e muitos retornam somente à noite, ficando as crianças responsáveis por sua própria alimentação, o cuidado da casa e dos irmãos.
Para muitos alunos a merenda escolar é a única refeição saudável do dia.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar é excelente, atende as necessidades nutricionais dos alunos, contribui para o seu crescimento, desenvolvimento e rendimento escolar, contribuindo também para hábitos alimentares saudáveis.
A escola tem conforme o Censo escolar 2008, 1006 alunos, sendo que 80% dos alunos do Ensino Fundamental diurno fazem à refeição na escola.
Um dos problemas deste Programa é que os alunos do noturno não são beneficiados por esta política, onde 70% destes vêm direto do trabalho para a escola sem janta. Nada justifica que os alunos do noturno não sejam beneficiados com um reforço alimentar uma vez que a maioria é integrante de famílias de poucos recursos financeiros.
- Como pode um aluno cansado da labuta diária e de “barriga vazia” aprender? Este indicador está contribuindo para a evasão escolar do ensino noturno.
A escola tem buscado parcerias junto às empresas de alimentação (padarias, panificadoras, mercados...) sempre que possível para oferecer quinzenalmente lanche aos alunos do noturno. Percebe-se que a noite que é oferecida o lanche, a freqüência dos alunos é maior.
Concluímos que, de acordo com nossa realidade escolar todos os alunos deveriam ser beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, através de sua implementação, assim o governo estará alavancando a melhoria das condições de vida da população.

Integrantes do Grupo – Módulo de Competências Básicas: Alexandre, Andréa, Diane, Ieda, Iracema, Marilene, Marlei, Noeli, Rose Mary, Vanessa.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Encontro Presencial

Pena que esqueci de bater fotos!!!
Parabenizo todos os cursistas que participaram nos dias 08 e 09/10/2008, do encontro presencial do Formação pela Escola, no CE Visconde de Bom Retiro e no NTE Bento Gonçalves, na 16ª CRE.
Participou na noite do dia 08 a Coordenadora Adjunta Regional de Educação da 16ª CRE, professora Silvia Facchin Meneguz.
Foram momentos muito produtivos e esclarecedores, de trocas e debates a respeito do Módulo Competências Básicas.
Continuem trabalhando e se esforçando!
Contem comigo!
Forte abraço!