segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O que é o FormAção pela Escola?

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações. Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade a distância, como forma de potencializar os esforços de formação continuada dos diversos atores envolvidos na execução de programas do FNDE. Até então, as capacitações eram feitas exclusivamente de maneira presencial, o que representava o atendimento de um público menor e maiores gastos com a mobilização e transporte dos cursistas e de técnicos do FNDE até as cidades-pólo.
Capturado no site: http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=formacao_pela_escola.html

Primeiro Módulo: Competências Básicas

Nome:

“O FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”

Características:
§Obrigatório;
§Carga horária: 40 horas;

Temas:

§Aponta as relações entre o FNDE e políticas públicas educacionais;
§Identifica principais ações e os Programas financiados pela autarquia;
§Reforça a importância do controle social nas políticas públicas.

Objetivos Gerais


ØCompreender o sentido das políticas públicas, no contexto de uma sociedade capitalista;
ØReconhecer as políticas para a educação básica, no contexto da globalização e do pensamento neoliberal;
ØConhecer as fontes de financiamento da educação básica;
ØConhecer a dinâmica dos conselhos que atuam no controle social e como se dá a participação da comunidade nesses conselhos;
ØReconhecer o papel social do FNDE no apoio às políticas públicas para a ed. básica, mediante a implementação de diferentes programas e ações.